Sistema Sunbreak reage à posição dos utilizadores de espaços interiores

1 1 1 1 1
A empresa de arquitesunbreak-sombreamento-inteligente-04tura e design NBJJ está a desenvolver um sistema de sombreamento inovador que se adapta automaticamente à posição dos ocupantes no interior das divisões dos edifícios, à presença de nuvens no céu e à incidência da radiação solar. O sistema Sunbreak utiliza painéis recobertos por lâminas de sombreamento que se movem ao longo de trilhos instalados lateralmente nas janelas.
A tecnologia, que promete uma proteção eficaz mesmo em dias de elevada intensidade solar e uma redução significativa nos gastos energéticos de manutenção da temperatura interior de edifícios, pode também ser utilizada para fomentar a iluminação natural nos recantos mais escuros das divisões. Isto é conseguido através da orientação específica das lâminas, que faz com que a luz solar seja refletida para o interior em vez do exterior.

Além do controlo automático, a posição das lâminas também pode ser ajustada remotamente através de um "tablet" ou "smartphone", permitindo aos utilizadores do espaço um maior domínio sobre o ambiente interior.

Fonte: Site Engenharia Civil