“Caderno de Síntese Tecnológica (CST) de Reabilitação de Edifícios - uma reflexão sobre a estratégia para o sector”

1 1 1 1 1

Imagem capa CSTO Grupo de Trabalho (GT) de Reabilitação da PTPC, elaborou a publicação "Caderno de síntese Tecnológica (CST) de Reabilitação de Edifícios" com o objetivo de promover a reflexão sobre a estratégia para a reabilitação em Portugal e de sensibilizar os decisores e atores da construção.

O “Caderno de Síntese Tecnológica de Reabilitação de Edifícios” contou com o contributo de mais de 30 especialistas de 15 entidades (Universidades, Empresas, Associações e demais instituições ligadas ao setor da construção).

Para encomenda da publicação deve ser preenchido o impresso disponível >aqui e enviado ao Instituto da Construção para o endereço : Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

Com o propósito de contribuir para o diagnóstico da situação, propor medidas e preconizar o caminho a seguir, O Grupo de Trabalho de Reabilitação da PTPC desenvolveu este documento, tendo em conta a necessidade de quantificar necessidades e investimentos, propondo medidas de caráter económico e financeiro, refletir sobre o quadro regulamentar, bem como alertar para preocupações de âmbito tecnológico e de durabilidade das soluções.

Sobre as Sessões de Lançamento e Apresentação:

Sessão CST Lisboa 1

No passado dia 15 de dezembro a Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção (PTPC) realizou a sessão de lançamento da publicação “Caderno de Síntese Tecnológica (CST) de Reabilitação de Edifícios - uma reflexão sobre a estratégia para o sector”, que contou com a presença do Sr. Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente – Prof. José Neves.

A Sessão de lançamento do “Caderno de Síntese Tecnológica (CST) de Reabilitação de Edifícios”, que se realizou na Sede do Banco de Portugal, em Lisboa, registou a presença de cerca de 150 participantes.

A abertura da sessão foi efetuada pela Engª Rita Moura, Presidente da PTPC, em representação da Teixeira Duarte, Sessão CST Lisboa 2Aapresentando sumariamente a PTPC e o Grupo de Trabalho de Reabilitação.

Como oradores, a sessão contou com o Arquiteto Vitor Reis – Presidente do IHRU, que falou sobre os desafios e oportunidades no âmbito da reabilitação divulgando o programa de financiamento de operações de reabilitação, que está disponível, “Reabilitar para Arrendar”. O Prof. Vasco Peixoto de Freitas - Coordenador do CST e Professor Catedrático da FEUP apresentou uma Reflexão sobre a Estratégia para a Reabilitação em Portugal, justificando a necessidade do desenvolvimento destSessão CST Lisboa 2Be documento. Por fim a Engª Rita Moura, como coordenadora do Grupo de Trabalho de Reabilitação, efetuou a apresentação sobre as Perspetivas e Dinâmicas Futuras explicando a importância que o documento tem neste contexto.

O encerramento esteve a cargo do Senhor Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente – Prof. José Neves que revelou que a “A reabilitação é uma prioridade para este Governo” e que “O novo Governo já está a criar um Fundo Nacional de Reabilitação Urbana, que se destina a apoiar financeiramente as obras nesta área”.

Foto Sec Estado Adj ambienteSalientou a existência de “plataformas que agregam empresas e que, não necessariamente numa base lucrativa, têm por objetivo promover a geração e a circulação do conhecimento orientado para a inovação e, assim proporcionar mais competitividade das empresas na economia nacional” e que “Juntar todos estes agentes à mesa – empresas, universidades, ordens e entidades da mesma fileira – é um marco de inteligência competitiva, indispensável para quem pretende subir nas cadeias de valor”

 Sessão de Apresentação no Porto

No dia 17 de dezembro foi efetuada a apresentação do “Caderno de Síntese Tecnológica de Reabilitação de Edifícios”, no Porto, no Palácio da Bolsa. A sessão que teve cerca de 80 participantes contou, tal como na sessão de Lisboa, com as presenças como oradores da Engª Rita Moura e do Prof. Vasco Peixoto de Freitas.

Contou ainda com o Engº Álvaro Santos – Presidente da SRU da Baixa Portuense, que efetuou a apresentação sobre a “Reabilitação Urbana Sustentável na Baixa e Centro Histórico do Porto”.

Apresentações disponíveis na >área reservada a sócios

  Artigos de Imprensa divulgados nos seguintes meios: 

 

 Jornal Construir – "Governo vai Definir Modelo de Fundo para Reabilitação", 16 dez 2015

Dinheiro Vivo – "Especialistas pedem plano estratégico para a reabilitação", 16 dez 2015

Dinheiro Vivo – "Governo vai criar Fundo Nacional de Reabilitação Urbana", 16 dez 2015

Expresso – "Governo vai criar Fundo Nacional de Reabilitação Urbana", 15 dez 2015

Idealista – "Reabilitação Urbana - Governo vai criar fundo nacional para apoiar obras", 16dez 2015

Jornal de Negócios – "Especialistas defendem existencia de plano estratégico para a reabilitação em Portugal", 16 dez 2015

 Magazine Imobiliário – "PTPC reflete sobre a reabilitação de edifícios", 17 dez 2015

O Instalador – "PLATAFORMA PORTUGUESA PARA A CONSTRUÇÃO APRESENTOU CADERNO SOBRE O SECTOR", 17 dez 2015

 Observador – "Governo vai criar Fundo Nacional de Reabilitação Urbana", 15 dez 2015

 TVI24 – "Governo vai criar Fundo Nacional de Reabilitação Urbana", 15 dez 2015

 Vida Imobiliária – "Governo cria fundo de reabilitação urbana", 16 dez 2015