Vigilância Tecnológica

Sistema Sunbreak reage à posição dos utilizadores de espaços interiores

A empresa de arquitesunbreak-sombreamento-inteligente-04tura e design NBJJ está a desenvolver um sistema de sombreamento inovador que se adapta automaticamente à posição dos ocupantes no interior das divisões dos edifícios, à presença de nuvens no céu e à incidência da radiação solar. O sistema Sunbreak utiliza painéis recobertos por lâminas de sombreamento que se movem ao longo de trilhos instalados lateralmente nas janelas.

Continuar...

Casas de 200 m2 impressas por impressora 3D

Casa 3DaA nova impressora 3D, desenvolvida pela empresa Shanghai WinSun Decoration Engineering Co, permite fazer a impressão 3D de uma casa em apenas um dia. O equipamento tem 32 metros de comprimento, 10 metros de largura e 6,6 metros de altura.

Continuar...

Robot identifica corrosão de estruturas

Robot 2O Climbing Corrosion Detecting Device (C2D2) é um robot direcionado para a deteção de sinais de corrosão em estruturas metálicas industriais e na construção civil. Para tal, sobe pelas paredes e anda pelo teto.

Continuar...

Metais como matéria-prima de vidros

VidroGraças a uma técnica de arrefecimento ultra-rápida é possível transformar metal em vidro. Segundo investigadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos da América, metais elementares, como tântalo e vanádio, se arrefecidos instantaneamente a seguir à fundição transformam-se em vidro.

Continuar...

Tecnologia permite carregamento de bateria de autocarros enquanto circulam

Autocarro VolvoA Volvo, fabricante sueca de automóveis e autocarros, está a desenvolver um sistema que vai permitir aos autocarros urbanos, elétricos e híbridos, carregarem automaticamente as suas baterias enquanto circulam nas estradas. A nova tecnologia rodoviária aposta na indução para a transmissão de energia, desde o pavimento das estradas até à base do "chassis" dos autocarros.

Continuar...

Coletores solares transparentes podem substituir vidros convencionais de janelas

coletor transparenteInvestigadores da Michigan State University, nos Estados Unidos da América, desenvolveram um coletor solar completamente transparente, que é tão claro que pode vir a substituir o vidro convencional das janelas. Os novos dispositivos – apelidados de concentradores solares luminescentes transparentes - têm a capacidade de, não só, transformar janelas em geradores de energia solar, como também os ecrãs de "smartphones", vidros de veículos e outros elementos que tenham uma superfície transparente.

Continuar...

Passeios com pavimento fotovoltaico

via-pedonal-solar-02A Onyx Solar, empresa fabricante de soluções construtivas solares, desenvolveu um sistema de pavimentos para passeios e vias pedonais que integra células fotovoltaicas, permitindo a produção de energia elétrica. Este novo produto é composto por painéis semitransparentes, fumados, com um revestimento antiderrapante de elevada durabilidade e resistência mecânica.

Continuar...

Energia a duplicar com painéis solares nas fachadas

pains solaresOs painéis solares nas fachadas de prédios permitem duplicar a produção de energia, apesar das paredes exteriores dos edifícios terem orientações e inclinações menos favoráveis do que os telhados. A conclusão é de investigadores portugueses, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que calcularam o potencial de energia solar de fachadas, aplicando a metodologia ao respetivo 'campus' universitário.

Continuar...

Novo adesivo é eficaz na ligação de estruturas em madeira

adesivo-estruturas-madeira-01Investigadores do Instituto Fraunhofer e do Instituto de Ligações e Soldadura da Universidade Técnica de Braunschweig, ambos na Alemanha, desenvolveram um adesivo de ligação estrutural para construções em madeira que pode vir a ser uma alternativa eficaz aos tradicionais elementos de ligação metálicos ou o recurso a colas estruturais. O objetivo da pesquisa foi cumprido: obter um dispositivo sem os inconvenientes das ligações pregadas e aparafusadas e que se adequasse à indústria da prefabricação de edifícios de madeira, permitindo a máxima flexibilidade na conceção e dimensionamento dos componentes.

Continuar...

Janelas com revestimento bio-inspirado mantêm temperatura

Janelas inteligentes 1As janelas inteligentes podem ser uma solução mais simples e económica. Segundo investigadores canadianos, a biologia pode ser uma alternativa às abordagens mais comuns para manter as temperaturas dentro ou fora dos edifícios, que se baseiam, sobretudo, em revestimentos com materiais semicondutores.

Continuar...

Ponte móvel permite passagem simultânea de pessoas e tráfego marítimo

Ponte pedonal 2Kingston upon Hull conta desde maio deste ano com uma ponte pedonal especial, que liga a parte mais antiga desta cidade inglesa à zona industrial, que se encontra em revitalização. O inovador sistema mecânico da ponte permite às pessoas atravessar a margem do rio Hull, à medida que a ponte vai girando lentamente, possibilitando a passagem do tráfego marítimo.

Continuar...