4º FÓRUM PTPC | 19 março 2015 | LNEC

1 1 1 1 1

Foto geral 4º Fórum

 

 A Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção realizou o seu 4º Fórum estratégico, no passado dia 19 de março, sob o tema “Motivação das novas gerações para a Engenharia”, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa. 

4º Fórum PTPC Foto CPinaA abertura da sessão esteve a cargo do Presidente do LNEC, Eng.º Carlos Pina, e da Presidente da PTPC, Engª Rita Moura, da Teixeira Duarte que apresentou o enquadramento para a escolha do tema – a redução drástica de alunos inscritos em cursos de engenharia civil nos últimos anos o que porá em risco a qualidade de capital humano que teremos a curto prazo.

Seguiu-se uma apresentação pelos membros da Comissão Executiva da PTPC – mostrando um resumo da atividade desenvolvida no último ano e Visão Estratégica (Ambiente, BIM, LEAN e Gestão de Risco), na qual foi evidenciado o projeto do Observatório de Vigilância Tecnológica, numa versão experimental que a PTPC está a criar, onde serão publicados vários casos de estudo e casos de obra desenvolvidos pelos sócios da Plataforma.

Para além do Observatório, no último ano a PTPC promoveu algum trabalho no sentido de estreitar as relações com Universidades, agilizando o contato entre estas e as empresas do setor, através de iniciativas conjuntas tais como, realização de fóruns e sessões 4º Fórum PTPC FotoRMtemáticas, desenvolvimento de teses de mestrado, relatórios de síntese tecnológica, consolidação da rede de contactos através dos Grupos de Trabalho e desenvolvimento de projetos de IDI.

Foi também evidenciada a relação com a Plataforma Tecnológica Europeia da Construção, nomeadamente no âmbito da participação em conferências e reuniões, participação na rede das Plataformas Nacionais (NTP’s), relação com congéneres de outros países e empresas e participação no âmbito de candidaturas ao “Horizonte 2020”.

O projeto mais importante, para um futuro muito próximo, é o reconhecimento da PTPC como entidade gestora de um cluster de Arquitetura, Engenharia e Construção, pois acredita que é essencial a união de esforços para um setor mais forte, coeso e global.

O cluster será uma forma de projetar a atividade da PTPC, que pretende ser um catalisador da inovação, do conhecimento, do desenvolvimento tecnológico e da projeção internacional da Engenharia e Arquitetura Portuguesas.

4º Fórum PTPC FotoVFA primeira parte dos trabalhos terminou com a apresentação do Prof. Vasco Peixoto de Freitas, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sobre o tema “A reabilitação de edifícios necessita de um plano estratégico para 2015-2025”; apresentou também o Relatório de Síntese Tecnológica que está a ser desenvolvido no âmbito do Grupo de Trabalho de Reabilitação da PTPC.

Na segunda parte do evento, a Mesa4º Fórum PTPC Foto mesa redonda Redonda “Motivação das novas gerações para a Engenharia”, teve como moderadora Madalena Queirós, do Diário Económico, e contou com um painel de convidados especialistas em matérias relacionadas com o tema. O Eng. Carlos Matias Ramos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros – abordou a necessidade que irá existir, de engenheiros civis, no futuro e as perspetivas sobre o exercício da profissão; O Professor Fernando Branco, do Instituto Superior Técnico - que expôs a problemática da redução drástica das candidaturas a engenharia civil; O Arq. João Santa-Rita, Presidente da Ordem dos Arquitetos – que apresentou a experiência positiva em Arquitetura em termos do elevado número de alunos inscritos; A Eng.ª Isaura Vieira, Direção Geral de Educação – que abordou a motivação dos estudantes do secundário pelas disciplinas de matemática e física e o intercâmbio com a prática profissional; A Professora Teresa Oliveira, da Universidade Católica Portuguesa – que falou acerca da motivação profissional e o envolvimento das direções de recursos humanos; Por fim a Engª Rita Moura, Presidente da PTPC, em representação da Teixeira Duarte, que abordou como poderá ser valorizada a profissão, qual o papel da PTPC na sua promoção e como vai ser a atividade da construção no futuro.

O debate terminou com o consenso de todos de que existe a necessidade imperativa de mudar a forma como esta geração encara a engenharia e cativá-los para uma profissão de futuro. A Engenharia Civil é muito mais do que construção, é a preocupação com o bem-estar e o dia-a-dia das pessoas.

Folheto/Programa >Aqui

Artigos publicados >Aqui

Apresentações disponíveis na >área reservada a sócios PTPC.