1 1 1 1 1

Plataforma Europeia

A Plataforma Tecnológica Europeia da Construção (ECTP — European Construction Technological Platform) foi criada em 2004 com o objectivo de definir uma estratégia de crescimento para a Europa, potenciando o aumento da competitividade e sustentabilidade do sector da construção.

A resposta aos principais desafios que o sector enfrenta será conseguida, nas próximas décadas, através do desenvolvimento de estratégias de investigação e de inovação e da ampla mobilização das competências de liderança, dos conhecimentos e dos talentos disponíveis dentro da indústria da construção, a fim de atender às necessidades da sociedade.

A ECTP é uma entidade aberta a todos os interessados que queiram participar e conta actualmente com cerca de 130 membros oriundos de um conjunto de organizações interessadas, incluindo, designadamente, empresas de construção e de materiais de construção, fabricantes de equipamentos, designers, arquitectos e engenheiros, prestadores de serviços e de tecnologia, centros de pesquisa e universidades, cidades e regiões e instituições financeiras.

A actuação da ECTP incide em sete áreas chave:

  • Cidades e Edifícios 
  • Qualidade de Vida 
  • Infra-Estruturas 
  • Património Cultural 
  • Materiais 
  • Construções Subterrâneas 
  • Redes
  • Processos e Tecnologias de Informação

Estas áreas de investigação prioritária, identificadas pela ECTP, quando comparadas com os temas e tópicos das Calls do 7.º Programa Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT) da União Europeia, revelam uma influência mútua entre as prioridades do sector da construção e as prioridades da Comissão Europeia.

Desde o inicio, a ECTP tem vindo a promover a criação de uma rede de plataformas nacionais que, através de uma participação coordenada das empresas do sector, viram aqui uma oportunidade de participar numa rede europeia de conhecimento, informação e influência, que lhes permitirá identificar oportunidades e obstáculos ao desenvolvimento do sector.

A partir desta rede, é possível obter recursos essenciais, como sejam:

  • conhecer a realidade de cada um dos sectores de construção nacionais
  • estabelecer a cooperação entre os projectos europeus e nacionais
  • garantir a ligação eficiente com as PMEs, as quais formam o maior número de empresas de construção por região

Já no domínio da harmonização dos processos de construção, a ECTP tem vindo a fomentar a pesquisa a nível europeu, através da troca de boas práticas e do estimulo à colaboração transfronteiriça para grandes projectos de infra-estruturas.

Links Úteis

European Construction Technological Platform,  em www.ectp.org

Euro – RDT Construction,  em http://euro-rdt.cstb.fr/gb/

EurekaBuild,  em www.ectp.org/eurekabuild2.asp

CORDIS, em  http://cordis.europa.eu/home_en.html