Geral

Cluster AEC assina Pacto Sectorial para a Competitividade e Internacionalização com o Ministério da Economia

 

O Cluster AEC – Arquitetura, Engenharia e Construção, gerido pela Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção (PTPC) assinou com o Ministério da Economia um Pacto Sectorial para a Competitividade e Internacionalização.

 Na presença do Sr. Primeiro Ministro, António Costa, a assinatura deste pacto representa a oportunidade de dinamizar e reforçar a internacionalização das empresas do sector das infraestruturas, da construção, da engenharia e da arquitetura.

Os Pactos Setoriais de Competitividade e Internacionalização corporizam um conjunto novas iniciativas nos domínios da digitalização das industrias (i4.0), da capacitação de recursos humanos, na consolidação dos fatores de atratividade externa do país, na internacionalização e na promoção da investigação e desenvolvimento, incentivando o desenvolvimento de uma Economia Circular e uma eficaz transição energética e ecológica e ainda na melhoria da envolvente regulamentar e legal das empresas.

 Mais informação sobre a cerimónia >aqui

 Documento disponível na área reservada a Sócios >aqui

 

 

Continuar...

7º Fórum Estratégico PTPC

 

A PTPC realizou o seu Fórum Estratégico anual no passado dia 12 de dezembro no Centro de Congressos do LNEC, em Lisboa. A sessão contou com mais de 150 participantes e, em especial, com as participações dos Srs. Secretários de Estado da Economia e das Infraestruturas nas sessões de abertura e de encerramento, respetivamente.

Continuar...

PROGRAMA NACIONAL DE INVESTIMENTOS 2030

 

 

Intitulado “Portugal e o futuro da política de coesão – Um contributo para o Plano Nacional de Investimentos 2030”, um documento elaborado pela PTPC que reflete a opinião do sector sobre a estratégia que o Governo deveria seguir quanto à aplicação dos fundos estruturais e identifica um conjunto de 78 medidas concretas em torno de três objetivos prioritários de cariz horizontal - a Qualificação e Formação Profissional, Inovação e Modernização e Desafio Demográfico, e de outros três objetivos temáticos prioritários de incidência territorial: Energia e Alterações Climáticas, Identidade Territorial e Inserção em Redes Globais e no Mercado Ibérico.

Foi entregue ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas - Dr. Pedro Marques,

Veja o documento >aqui

 

Continuar...

Subcategorias