Em março de 2019, o Cluster AEC – Arquitetura, Engenharia e Construção, através da sua entidade gestora a PTPC – Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção, assinou com o Ministério da Economia um Pacto Setorial para a Competitividade e Internacionalização.

Na presença do Sr. Primeiro-Ministro, António Costa, a assinatura deste pacto representa a oportunidade de dinamizar e reforçar a internacionalização das empresas do sector das infraestruturas, da construção, da engenharia e da arquitetura.

A Parceria estabelecida entre o Ministério da Economia e o Cluster AEC – Arquitetura, Engenharia e Construção, visa, através da definição de um conjunto de medidas e ações estratégicas, promover a competitividade do setor e reforçar a sua capacidade de resposta aos desafios atuais, designadamente:

  1. Promover a transformação e modernização do tecido industrial existente;
  2. Fomentar a internacionalização das empresas do setor, a promoção externa e a sua integração em cadeias de valor internacionais;
  3. Antecipar e preparar a evolução das necessidades da indústria, designadamente em termos de competências e empregos;
  4. Contribuir para a transição energética e ecológica;
  5. Melhorar a envolvente empresarial, incluindo o estímulo das dinâmicas colaborativas e os mecanismos de adaptação regulamentar.

Os Pactos Setoriais de Competitividade e Internacionalização corporizam um conjunto novas iniciativas nos domínios da digitalização das indústrias (i4.0), da capacitação de recursos humanos, na consolidação dos fatores de atratividade externa do país, na internacionalização e na promoção da investigação e desenvolvimento, incentivando o desenvolvimento de uma Economia Circular e uma eficaz transição energética e ecológica e ainda na melhoria da envolvente regulamentar e legal das empresas.