Gravações já disponíveis! AEC Fórum 2025 – PTPC/Cluster AEC

Gravações já disponíveis! AEC Fórum 2025 – PTPC/Cluster AEC

É com grande satisfação que partilhamos as gravações dasessões do AEC FÓRUM 2025 – Investimento, Sustentabilidade e Modernizaçãopromovido pela PTPC/Cluster AECque decorreu no passado dia 19 de novembro, no MUDE – Museu de Design, em Lisboa.

 

Sob o tema “Desafios Nacionais para um Desenvolvimento Sustentável: Habitação (manhã) | Infraestruturas Críticas de Transporte, Energia e Defesa (tarde)”, o Fórum reuniu especialistas, decisores e líderes do Setor, para uma reflexão sobre os desafios estratégicos nacionais e do Cluster AEC.

 

Convidamos todos a (re)verem os conteúdos e a aprofundarem as reflexões partilhadas ao longo deste importante Fórum anual para o Setor AEC.

O Evento contou com:

– Intervenção de abertura da Engª Filomena Duarte, Diretora Executiva da PTPC, que deu as boas-vindas numa nota introdutória e conduziu os trabalhos ao longo do dia;

– Sessão de Abertura assegurada pela Arq.ª Bárbara Coutinho, Diretora do MUDE e pela Eng.ª Rita Moura, Presidente da Comissão Executiva da PTPC;

– Manhã | Habitação Intervenções de:

  • Pedro Amaral – DIGITALbuilt (European Digital Innovation Hub)

Link https://youtu.be/CSz0oUVCDNY

  • Fernando Pinho – Conselho Estratégico PTPC/CLUSTER AEC

Apresentação do “Manual de Reabilitação”,

Link https://youtu.be/MlS-weYWTMk

  • Hermano Rodrigues – EY

Apresentação “Inovação na Construção Residencial”

Link https://youtu.be/-hAJyYtyd0Y

  • Gonçalo Fernandes – Volis

Apresentação “Somos Volis”

Link https://youtu.be/1QXfmpuRTrU

– Keynote: Margarida Segard – Diretora ISQ Academy

Keynote “Super Power Skills”

Link https://youtu.be/xVCK9PuvdJ0

 

Debate 1 – Habitação- Moderação Jornal Construir:

Ricardo Batista (Moderador), António Carlos Rodrigues (Presidente da Casais), Avelino Oliveira (Presidente da Ordem dos Arquitetos), Bento Aires (Presidente da Ordem dos Engenheiros, Região Norte), Henrique Figueiredo (Vogal da Comissão Diretiva do Compete2030), Miguel Talone (Administrador da Teixeira Duarte)

Link https://youtu.be/yShtDL04Xu0

 – Tarde | Infraestruturas Críticas com 2 Keynotes:

– Fernando de Almeida Santos – Bastonário da Ordem dos Engenheiros

Keynote “A Engenharia e Construção”

Link https://youtu.be/yGwtkV8FJgM

– Alexandre Portugal – Conselho Estratégico PTPC/CLUSTER AEC

Keynote “Infraestruturas: Desafios e Oportunidades”

Link https://youtu.be/WHXAKODe0zw

Debate 2 – Infraestruturas Críticas – Moderação Cecília Meireles (ATIC):

Cecília Meireles (Moderadora; Secretária Geral Executiva da ATIC), António Mateus (Subdiretor-Geral de Armamento – Ministério da Defesa Nacional), Carlos Fernandes (Vice-Presidente da IP), Carlos Mineiro Aires (Administrador Executivo da Fundação da Construção), Paulo Duarte (Diretor Executivo da PFP), Rita Moura (Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros).

Encerramento pelo Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos.

LINK https://youtu.be/W9O1otkuJ1I