PTPC/Cluster AEC na Conferência ATIC | PT Carbon Link!

PTPC/Cluster AEC na Conferência ATIC | PT Carbon Link!

A Diretora Executiva da PTPC/Cluster AEC, Filomena Duarte, marcou presença na Conferência “PT Carbon Link: Implementação da Captura, Transporte e Armazenamento de Carbono (CCS)”, promovida pela ATIC – Associação Portuguesa de Cimento, no passado dia 23 de janeiro, em Lisboa.

Neste Evento, com abertura institucional pela Senhora Ministra do Ambiente e Energia, Maria Da Graça Carvalho, foram apresentados o estudo “PT Carbon Link: Implementação da Captura, Transporte e Armazenamento de Carbono. A solução necessária para a descarbonização da indústria nacional.”, o caso real “Brevik CCS Project” e o “Projeto PilotStrategy: Projetos-piloto de armazenamento geológico de CO₂ em territórios estratégicos. Piloto de armazenamento de CO2 no offshore de Portugal continental.”, com as intervenções de:

– Otmar Hübscher, Vice-Presidente da ATIC;

– Cecília Meireles, Secretária Geral Executiva da ATIC;

– Filipe Delgado Torres, Partner na Boston Consulting Group (BCG) Lisboa;

– Arvid Stjernberg, Diretor Comercial do Norte da Europa da Heidelberg Materials;

– Júlio Carneiro, Professor Associado da Universidade de Évora.

Foi ainda destacada a importância da indústria do cimento e a relevância estratégica das infraestruturas, numa intervenção do Senhor Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

Seguiram-se duas mesas redondas subordinadas ao tema “Do plano à ação: Como descarbonizar a indústria”, com moderação de Patrícia Matos, onde ouvimos Joana Veloso, Diretora do Departamento de Alterações Climáticas da Agência para o ClimaDiana Fonseca Tomázio, Diretora de Inovação da Valorsul e Juan Martinez Goytre, Diretor de Operações da Lhoist/Ibéria; e depois Gonçalo Almeida Simões, Diretor Geral da Biond – Forest Fibers from PortugalMargarida Mateus, Diretora Executiva do C5Lab – CoLAB for Sustainable Cement e Tiago Moreira da Silva, Presidente da AIVE – Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem.

De destacar também, a abordagem ao impacto da implementação do PT Carbon Link no Setor da Construção, devendo este acarretar um agravamento residual nos custos da construção entre 2 a 4%, devido ao investimento necessário para a captura de CO₂ e manutenção das novas infraestruturas. O projeto também garante a viabilidade a longo prazo da indústria cimenteira, que é essencial para o setor da construção civil em Portugal.

Os parabéns à ATIC pelo excelente Evento e o nosso agradecimento pelo convite!

Informação e apresentações em www.atic.pt